quarta-feira, 31 de março de 2010

SERIA BOM SE O BRASIL SEGUISSE ESSE EXEMPLO.



Em Fevereiro de 1993, dois garotos, ambos com 10 anos, retiraram um menino de dois anos de um shopping de Liverpool, torturaram e agrediram de maneira selvagem com tijolos e barras de ferro, antes de abandoná-lo em uma ferrovia para que a passagem de um trem dissimulasse o crime. Com certeza o crime foi descoberto e os dois garotos de 10 anos foram julgados e condenados a prisão perpétua, além da restrição de atividades.
Caminha também para esse desfecho o caso do Americano de 12 anos acusado de matar madrasta grávida, Jordan Brown terá julgamento adulto a decisão foi tomada por juiz da Pensilvânia, que negou pedido da defesa.Jordan Brown, que tinha 11 anos na época, agora com 12 anos, foi processado por homicídio no caso da morte de Kenzie Marie Houk, 26 anos. O crime ocorreu em uma fazenda em New Galilee, no oeste do estado, em 20 de Fevereiro de 2009. A vítima estava grávida de oito meses e meio. A mãe morreu a tiros, e o feto, por falta de oxigênio. O juiz Dominick Motto, do condado de Lawrence, afirmou que se tratou de uma execução de uma jovem grávida sem defesa. A acusação afirmou que vai tentar uma condenação por assassinato de primeiro grau, o que pode levar o garoto à prisão perpétua.


Inicialmente, os advogados de defesa argumentaram que Jordan era jovem demais para ter consciência de seus atos e deveria ser julgado por um tribunal juvenil. Mas o juiz afirmou não ter sido convencido pelo testemunho do psicólogo da defesa.


O Brasil não poderia seguir este exemplo de justiça! Qual a dificuldade para isso? Nossos políticos terem medo de seus filhos ou netos serem presos?

terça-feira, 30 de março de 2010

mulheres-bombas.


Todos já leram sobre os atentados no metro da Rússia com as duas mulheres-bombas. Mas não vou falar nisso, até porque está em tudo que é lugar. Eu sempre escutei falar em homem-bomba, que pelo seu fanatismo religioso ele é facilmente recrutado para o serviço suicida, pois dizem que quando ele chegar ao céu vai ter sete, doze, quinze, sei lá, vai ter varias virgens somente para ele. Legal! Cada um com sua crença e respeito todas. Mas e o que acontece para as mulheres-bombas? O que elas recebem quando chegam ao céu? Vários homens virgens!? Ou elas são lésbicas e também querem as mulheres virgens? Eu sei que toda mulher quer os direitos iguais ao homem, mas assim já é demais. Mas fico com essa curiosidade, se alguém souber, por gentileza, me responda. O que as mulheres-bombas ganham quando chegam ao céu?

ACELERADOR ‘LHC’ RECRIA SITUAÇÃO PÓS-BIG-BANG.


Após duas tentativas fracassadas, os cientistas conseguiram colidir dois feixes de prótons a uma velocidade três vezes maior que as anteriores e gerar uma energia de sete teraeletrovolts. Legal, mas desculpa minha ignorância, eles conseguiram criar um universo, eles então são deuses, ou vamos ter que esperar mais 14 bilhões de anos para ver se surge um clone do planeta Terra? Esses cientistas não conseguem entender eles próprios e querem entender o começo do universo. Pelo que eu sei, o Big-Bang é somente uma teoria. Se esses cientistas conseguiram criar essa teoria, eles criaram um universo. E aí? E as teorias de outros cientistas que eram contra, ou talvez estivessem com inveja de não participarem da fama, que diziam que geraria um buraco negro e engoliria o planeta inteiro? De novo eu digo que estes cientistas não se entendem, não entendem o ser humano e querem entender do que aconteceu numa teoria a bilhões de anos atrás. Por que eles não se esforçam para tentar salvar este planeta em vez de querer saber como foi feito. Querem saber de uma coisa? O Big-Bang realmente existiu, foi o estalar dos Dedos de Deus!!! Simples, não sou nenhum cientista e expliquei o começo do universo.

Para receber pensão de R$ 238, indiano de 106 anos caminha 700 km



Chilla Vitthaldas 25 anos tenta e não conseguiu transferência de conta para o vilarejo onde mora há anos, mas o governo parece não colaborar muito com ele. porém sua Idade avançada não impede o homem de protestar.


O homem que já participou de muitos protestos na Índia em nome de Mahatma Gandhi e continua otimista de que terá seus pedidos atendidos pelo atual governo indiano.
Todos os meses, o indiano Chilla Vitthaldas que hoje tem 106 anos de idade, caminha 700 quilômetros para receber a pensão do governo. Amparado apenas por seu cajado nos últimos 25 ele tem feito o trajeto do vilarejo de Nizamabad até Thane.
Apesar de sua idade avançada o indiano não desanima longa caminhada. É assim que ele consegue receber a pensão de R$ 238.


Australiano engole 18 espadas e bate recorde

O australiano Chayne Hultgren, de 31 anos, engoliu nesta segunda-feira 18 espadas em Sydney, na Austrália, e quebrou seu próprio recorde no Guinness. Cada espada tinha 52 centímetros de comprimento. Conhecido como ‘Caubói Espacial’, Hultgren classificou a façanha como uma de suas ‘maiores conquistas até hoje’.

Projeto aumenta pena para crime de calúnia


Gilberto Nascimento
Milton Monti disse que a proposta garantiria mais justiça para as vítimas de calúnias.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6972/10, do deputado Milton Monti (PR-SP), que aumenta o rigor da punição contra o crime de calúnia, que passaria a ser a mesma prevista para o crime que foi imputado falsamente à pessoa caluniada.
Atualmente, o Código Penal (Decreto Lei 2848/40) inclui a calúnia entre os crimes contra a honra e prevê pena de detençãoA detenção é um dos tipos de pena privativa de liberdade. Destina-se a crimes tanto culposos (sem intenção) quanto dolosos (com intenção). Na prática, não existe hoje diferença essencial entre detenção e reclusão. A lei, porém, usa esses termos como índices ou critérios para a determinação dos regimes de cumprimento de pena. Se a condenação for de reclusão, a pena é cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. Na detenção, cumpre-se em regime semi-aberto ou aberto, salvo a hipótese de transferência excepcional para o regime fechado. Há ainda prisão simples, prevista para as contravenções penais e pode ser cumprida nos regimes semi-aberto ou aberto., de seis meses a dois anos, e multa. "Há casos em que as vítimas de calúnia têm a sua vida destruída e aquele que caluniou responde a um processo cuja penalidade é de apenas detenção de seis meses a dois anos e multa", diz o deputado.
"Tome-se como exemplo o fato de um cidadão ser falsamente acusado do crime de estupro. Essa pessoa responde ao processo presa, é vítima de agressões na cadeia e passa a ser objeto de desprezo da comunidade; enfim, tem sua vida aniquilada e aquele que levianamente imputou o crime responde por um crime menor", acrescenta.
No caso de estupro, para ficar no exemplo do deputado, o Código Penal determina penalidade de até 30 anos de reclusãoA reclusão é a mais severa entre as penas privativas de liberdade. Destina-se a crimes dolosos (com intenção). Na prática, não existe hoje diferença essencial entre reclusão e detenção. A lei, porém, usa esses termos como índices ou critérios para a determinação dos regimes de cumprimento de pena. Se a condenação for de reclusão, a pena é cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. Na detenção, cumpre-se em regime semi-aberto ou aberto, salvo a hipótese de transferência excepcional para o regime fechado. Há ainda prisão simples, prevista para as contravenções penais e pode ser cumprida nos regimes semi-aberto ou aberto., se houver morte da vítima.
TramitaçãoO projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir ao Plenário.




Informações: Uol

Castração química!!!

Seguindo modelos já adotados por outros países esta em votação no senado O projeto de lei que pune com a castração química réus condenados por crime de pedofilia.O projeto que está na Comissão de Direitos Humanos do Senado prevê a chamada castração química para pedófilos condenados pela justiça. É um tratamento. Comprimidos ou injeções que diminuir muito o desejo sexual. Mas a aplicação só poderia ser feita se o criminoso concordasse. Em troca ele teria redução de um terço da pena. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é contra o projeto. “apesar de reconhecermos a gravidade desse ilícito penal que envolve a pedofilia. A nossa posição é contrária. Apesar desse quadro, nós entendemos que o melhor tratamento jurídico e o tratamento punitivo não é o da castração química. defende Alberto de Paula Machado, vice-presidente da OAB. Segundo o senador Gerson Camata (PMDB/ES), ele tirou o projeto de uma lei francesa, que tem vigor também na Itália que são democracias berço dos direitos humanos no mundo. Se em 2007 quando apresentei ela já tivesse sido aprovado, quantas crianças não teriam passado por essa humilhação? Quantos pedófilos já teriam sido recuperados? Entretanto, não foram. Depois que apresentei meu projeto, ele foi aprovado no Canadá, aprovado na República Tcheca por plebiscito, inclusive aquele que é reincidente é castração cirúrgica. Depois na província de Barcelona e em oito estados norte-americanos. Esses países que respeitam os direitos humanos, todos tem esse tipo de punição para recuperar o pedófilo”, esclarece o senador autor do projeto. Essa polêmica deve aumentar porque o relator do projeto quer estender a aplicação desse tratamento para todos os condenados por crimes sexuais.

sábado, 27 de março de 2010

CASO ISABELLA




Queria permanecer calado sobre o caso da menina Isabella. Chegou a oportunidade de falar.
O que me assombrou verdadeiramente não foi nem o caso em si, mas a cobertura que a Imprensa está fazendo desse caso. E eu, como futuro comunicólogo, estou triste e envergonhado pelo forma que meus futuros colegas de profissão estão fazendo.
Essa semana, não se falou em outra coisa a não ser o júri do caso Isabella, perdi as conta dos programas, manchetes de jornais até mesmo na Net onde os principais sites dedicavam páginas e páginas ao crime até “melhores momentos” teve!(risos). A onde existe melhor momento em um crime? Fiquei a me perguntar!
Parecia que tínhamos parado no tempo e voltado a noite de 29 de Março de 2008. E hoje após dois anos dessa fatídica cena não menos comum e nossa sociedade finalmente saiu a condenação.
Mais e daí? A condenação para mim não foi surpresa e acho que para muitos também, é só somar dois mais dois, vamos aos melhores momentos! (risos). Voltar na linha do tempo e analisarmos a nossa imprensa que tem como finalidade informar para formar e de ser imparcial, a TV Record mantinha um plantão no ar. Lia-se “Caso Isabella: manchetes, dados as vezes fantasiosos notícias desencontradas puro sensacionalismo barato em cima de um fato absurdamente macabro
“FORAM ELES”. Dentro da revista, a reportagem que fala sobre o caso Isabella tem o título “Frios e Dissimulados”, e logo abaixo desse título encontramos o resumo “Pai e madrasta mataram Isabella, numa sequência de agressões que começou ainda no carro, conclui a polícia“. Na realidade, quem conclui é a própria revista Veja. ainda que a condenação popular do casal Nardoni já tenha acontecido, mesmo ferindo o inciso LVII do art. 5oda Constituição Federal de 1988: presunção de inocência – trocando em miúdos (É o famoso “todos são inocentes até que se prove o contrário”)Em entrevista coletiva o delegado responsável pelo caso disse,que a polícia não pode sobrepor os interesses jornalísticos aos interesses públicos. O principal é que se elucide o caso. Até lá, não podemos condenar ninguém. Só o juiz ou jurado (parece que o caso vai a júri popular) pode. Acho que cada um tem seu direito de tomar partido nessa “novela”, exceto, claro, a Imprensa. Afinal, o que devíamos esperar dela é justamente a imparcialidade, certo?
Não quero ser frio ou coisa alguma sobre o caso, porque eu já cansei de rever os “melhores”, os piores, o triste, o sanguinário e todo o mais sobre “O Caso Isabela”. Essa saturação promovida pela mídia, que aproveitam de qualquer notícia pra fazer todo e qualquer tipo de sensacionalismo possível. Nardoni foi sentenciado a 31 anos, um mês e 10 dias de reclusão; Jatobá, a 26 anos e 8 meses de prisão.e. O casal saiu do Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, direto para presídios em Tremembé. Mas que essa grande ‘novela’ da vida real não irá acabar tão brevemente, e pelo visto ainda tem muito pano pra manga para os parciais/imparciais, sensacionalista ou curiosa.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Ícone do rock, Renato Russo faria 50 anos Hoje!


Neste sábado (27) Renato Russo completaria 50 anos de idade. O cantor e compositor morreu no dia 11 de outubro de 1996 de complicações de saúde decorrentes da AIDS.Para marcar a data, o UOL Música reúne discos da Legião Urbana e de sua carreira solo para ouvir na Rádio UOL, biografia, fotos, letras, textos escritos por pessoas que conheceram Renato, como o cantor Paulo Ricardo e a jornalista Bia Abramo, além de entrevista com o ex-companheiro de Legião Urbana Dado Villa-Lobos. Para completar, o Blog do Maia traz trechos de uma entrevista em áudio com Renato, feita em 1995 para divulgar o lançamento do seu disco "Equilíbrio Distante".Com a banda Legião Urbana, surgida em 1983 e que tinha ainda o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá na formação, Renato Russo se transformou em um dos principais ícones do rock brasileiro das últimas três décadas.O grupo conquistou uma multidão de fãs ardorosos com músicas hoje consideradas clássicos do repertório pop nacional como "Será", "Geração Coca-Cola", "Que País é Este?", "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo", entre outras, cujas letras podiam trazer críticas à sociedade brasileira ou histórias centradas em relacionamentos.Com o grupo, Renato gravou oito álbuns. Em 1994, o cantor lançou seu primeiro disco solo, "The Stonewall Celebration Concert", que seria seguido por mais dois títulos: "Equilíbrio Distante" (1995) e "O Último Solo" (1997). Em 2003, foi lançado o disco "Presente", sucedido pelo disco "Trovador Solitário" (2008), com gravações até então inéditas do cantor.Ainda hoje, quase 14 anos após sua morte, Renato Russo mantém-se como um ídolo em todo o país. Os admiradores de sua obra fazem parte da geração que acompanhou o surgimento da Legião Urbana, ainda no começo da década de 80, e também os adolescentes de hoje, nascidos naquela época.Em 2009, a gravadora da Legião Urbana, a EMI, desmentiu boatos de que Dado e Bonfá reformariam a banda. No começo de 2010, a gravadora anunciou que pretende relançar a discografia da Legião em vinil. Os discos ainda não têm data de lançamento definida.No sábado em que se comemora o aniversário do cantor, chega às lojas a compilação "Duetos", com gravações de Renato ao lado de nomes como Dorival Caymmi, Herbert Vianna e Leila Pinheiro. Uma das canções do álbum é "Like a Lover", dueto póstumo com Fernanda Takai que é uma versão em inglês para a música "O Cantador", composta por Dori Caymmi e Nelson Motta e gravada por Sergio Mendes nos anos 60.Outra homenagem ao cantor acontece no programa "Altas Horas", da Rede Globo. Na atração, O guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá vão se apresentar juntos na TV pela primeira vez desde o fim do grupo, em 1996.


Informações :Uol

Diego do Violino encontra-se em estado grave. Após cirurgia mal-sucedida de apêndice!


Diego Frazão, o menino que comoveu a todos no funeral de Evandro João Silva, diretor do grupo AfroReggae, após passar por uma cirurgia de apêndice Parece que a cirurgia foi mal-sucedida. Ele tá sendo transferido para um hospital do estado encontra-se em estado grave. As informações foram passadas por José Junior, coordenador do grupo, via Twitter. 'O nosso querido Diego do Violino tá internado. '. 'Ele operou o apêndice e tá com uma infecção generalizada. O médico acabou de me falar que o estado é muito grave', postou José Junior no microblog. Diego Frazão, de 12 anos, ficou conhecido após aparecer em uma foto publicada no jornal 'O Globo' em outubro de 2009, chorando enquanto tocava violino durante o enterro de Evandro Silva. O menino faz oficina de violino há quatro anos no núcleo do grupo em Parada de Lucas. Durante os dias de semana, ele fica com a mãe, em Nova Iguaçu, e nos fins de semana, com o pai, em Lucas.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Jornalismo 2.0 - Hipermídia e Redes Sociais





Curso de Jornalismo 2.0 aborda a relação entre jornalistas e internautas
Salvador receberá, nos dias 15 e 16 de maio, um dos cursos mais atualizados do mercado de comunicação.Ministrado pelo jornalista especializado em web André Rosa, Jornalismo 2.0 aborda questões ligadas à escrita na internet e, principalmente, conceitos relacionados a redes sociais. O foco do curso é a relação entre jornalistas e internautas nesses novos ambientes online.O conteúdo do curso abrange práticas de redação, Mídias Sociais e, ainda, questões técnicas.


O que é o Curso?
O curso aborda não apenas as melhores práticas de texto na internet, mas também conceitos relacionados às novas midias, sobretudo na relação entre jornalistas e leitores. As atividades mesclam aulas expositivas, debates e atividades em sala de aula.




Conteúdo programático
Histórico do Jornalismo Online.
Boas práticas de redação (texto e título).
As 5 características do Jornalismo Online (instantaneidade, Perenidade, Multimediação, Hipertextualidade e Interatividade) Internet x mídia impressa e eletrônica.


O curso será ministrado por (André Rosa)Jornalista formado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, tem vasta experiência em web. É especialista em web e experiente em iniciativas nas novas formas de comunicação. Ministra desde 2003, no Comunique-se, cursos e oficinas da área de Jornalismo Online.Foi subeditor do site Gazeta Esportiva.Net, onde trabalhou por nove anos. Por outros dois anos, foi gerente de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, é professor da UniSant’Anna no curso de Conunicação Social, além de ministrar aulas pelo Comunique-se em todo o Brasil.




Quando: 15 e 16 de maio - sábado (de 9h a 18h) e domingo (de 9h a 13h)Local:: Hotel Bahia do Sol:: Av. Sete de Setembro, 2009:: Corredor da Vitória:: Salvador - BA .




Investimento
6 x R$ 47,50
5 x R$ 57,00
4 x R$ 71,25
3 x R$ 95,00
2 x R$ 142,50
1 x R$ 285,00Formas de pagamento:: 1ª parcela com boleto bancário e demais com cheque pré-datado; ou:: Parcelamento com cartão de crédito


Inforamações WWW. Comunique-se


INSCRIÇÃO:


domingo, 21 de março de 2010

7 EMPRESAS APRESENTARAM PROJETOS PARA A PONTE


O Governo do Estado irá divulgar no Diário Oficial desta segunda-feira (22), e terça-feira (23) nos jornais de grande circulação, o resultado das Propostas de Manifestação de Interesse (PMI) sobre a ponte Salvador-Itaparica.De acordo com informações da coluna Tempo Presente, do Jornal A Tarde, ao todo sete empresas fizeram quatro propostas (algumas estão consorciadas): Norberto Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa, Panos Engenharia, Serveng Civil San, AGR Estruturadora e Albino Advogados Associados. O secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, teria revelado que no mesmo D.O. sairá o primeiro passo para a formação de um grupo de trabalho que vai preparar a licitação da consultoria que fará a modelagem do projeto. É a fase em que acontecerão as audiências públicas. Pinheiro acredita que a licitação final, a que vai deflagrar o processo de construção propriamente dito, só deve acontecer lá para meados do 2011. Para o petista, o resultado da PMI é um indicador positivo de que a ponte é possível e viável.
O projeto da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica, é uma antiga reivindicação da população da Ilha, Recôncavo e Baixo Sul. O Projeto ambicioso, que mudará completamente o perfil urbano da Ilha de Itaparica, levando desenvolvimento sustentável à região da Baía de Todos os Santos, a nova ponte integrará o Plano de Mobilidade Urbana, que preparará Salvador para sediar um dos grupos da Copa do Mundo de 2014. Ainda é cedo para se falar em custos, mas a obra deverá ser orçada em R$ 1,5 bilhão e, provavelmente, será construída por intermédio de uma Parceria Público Privada (PPP). Entre outros benefícios, ela criará um novo vetor de expansão urbana na Região Metropolitana de Salvador, uma vez que a capital já não possui áreas disponíveis em quantidade suficiente para acompanhar seu crescimento.“Iniciaremos conversas com as prefeituras de Itaparica e Vera Cruz, e também com as comunidades locais, para estabelecermos um plano diretor que atenda às transformações que a nova ponte provocará na Ilha de Itaparica”, disse o governador. “O importante”, explicou, “é melhorar a qualidade de vida de quem mora ou veraneia no local”.Há dois modelos principais de projetos que podem ser utilizados. A partir de um deles, seria erguida uma ponte fixa com vãos capazes de permitir a passagem de embarcações de grande porte. Há ainda a possibilidade da construção de uma ponte móvel para permitir a circulação dessas embarcações na Baía de Todos os Santos.Os estudos para a construção da ponte ligando Salvador à Ilha não são recentes, porém, até agora haviam sido mantidos no âmbito administrativo. Em agosto de 2008, quando de uma viagem aos Estados Unidos em que visitou a sede da multinacional Pepsico, Wagner conheceu as particularidades de pontes que conectam a ilha de Manhattam, em Nova York, ao continente.A futura ponte guarda semelhanças com outros equipamentos, como a ponte Rio-Niterói, com 13,2 quilômetros de extensão e a Vasco da Gama, sobre o Rio Tejo, em Portugal, com 17,3 quilômetros. A distância média entre Salvador e Itaparica é de 14 quilômetros. A profundidade da Baía de Todos os Santos chega a 42 metros.

REFRIGERANTE EQUIVALE AO ÁLCOOL NOS DANOS AO FÍGADO


Os refrigerantes podem ser tão ruins para o fígado quanto às bebidas alcoólicas, revela um estudo divulgado esta semana pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos. O vilão é o xarope de frutose de milho, presente em quase todas as bebidas açucaradas, que se consumido em excesso pode causar danos ou fibroses no órgão. O consumo regular de refrigerantes também pode aumentar a gordura no fígado, problema comum em pessoas bebem com frequência. O estudo avaliou 427 adultos com esteatose hepática não alcoólica. O resultado mostrou que quem bebia mais refrigerantes no dia a dia tinha mais cicatrizes e fibroses no fígado. A esteatose hepática não alcoólica atinge cerca de 30% dos adultos no Ocidente. Infelizmente, ainda não há um tratamento definido para quem tem este tipo de gordura no fígado. O que podemos fazer é descobrir o que causa o problema e sugerir mudanças de hábitos. O consumo de xarope de frutose está associado ao aumento da obesidade em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. A substância passou a ser usada na indústria alimentícia na década de 1970, quando descobriram que ela poderia ser uma alternativa mais barata ao açúcar. Informações do O Globo.

sábado, 20 de março de 2010

Na segunda-feira (22), começa o julgamento, mais esperado dos últimos 100 anos!!!




Começa nesta segunda-feira o julgamento de um dos casos que mais provocaram comoção nacional nos últimos anos. Vão a júri popular Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados pela morte da menina Isabela em 29 de março de 2008 (sábado). Depois de ser jogada da janela do sexto andar de um prédio na zona norte de São Paulo, quando passava o fim de semana na casa do pai. A menina chega a ser socorrida, mas morre pouco depois. O pai da menina e a mulher vão à delegacia, onde contam que alguém jogou Isabella do sexto andar, mas não sabem quem foi. Os médicos legistas analisam o corpo e encontram ferimentos que podem ter ser sido feitos antes da queda. O pai e a mulher passam a madrugada na delegacia. No dia 2 de Abril, Alexandre e Anna Carolina foram presos. Desde então a defesa do casal recorreu a todas as instâncias da Justiça, mas perdeu já que os indícios contra os dois são fortes. Entretanto, eles nunca confessaram a autoria do crime e as evidências científicas são controversas. Como avaliar a validade das provas, já que não existe nem testemunha, nem confissão? Quais os argumentos da acusação e da defesa? Pela primeira vez veremos um julgamento baseado apenas em fatos científicos!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Após decisão da Justiça, cigana leva filha para casa


Bebê tinha sido tirado de seus braços à força por guarda de Jundiaí.Mulher foi buscar criança em abrigo no começo da noite desta quinta.


A cigana Gervana Dias recuperou no início da noite desta quinta-feira (18) a filha de 1 ano e 2 meses que havia sido levada na segunda-feira (15) para um abrigo público. O juiz Jefferson Barbin Torelli, da Vara da Infância e Juventude de Jundiaí, determinou a apreensão da criança com base na informação de que ela estava sendo explorada pela mãe. Segundo a denúncia, a mulher pedia esmola com a filha no centro da cidade.

O mesmo juiz determinou nesta quinta que a criança fosse devolvida aos pais, após acolher os argumentos de que o casal tem residência fixa e que a criança não sofreu exploração ou maus-tratos. Assim que pegou a criança no colo, ainda na rua, Gervana deu de mamar ao bebê. Antes disso, perguntou para a avó se a menina não estranharia o peito, uma vez que passou quatro dias afastada da família. "Será que ela não vai ficar desconfiada?", perguntou.


A família embarcou em um Monza preto em direção a Campinas, de onde devem partir ainda nesta semana para Jacutinga, no interior de Minas Gerais. De acordo com o advogado da família, o processo continuará sob acompanhamento do Conselho Tutelar da cidade mineira. A mãe, que diz ganhar dinheiro com a leitura de mãos, afirmou nesta tarde, no Fórum de Jundiaí, que daqui por diante contratará uma pessoa para tomar conta da menina, para evitar novos conflitos com a Justiça.
A Guarda Civil retirou a criança do colo da mãe na segunda-feira (15). As imagens foram gravadas e comoveram o país. Na audiência de conciliação desta quinta-feira, o mesmo juiz que determinou a apreensão acolheu os argumentos da defesa e mandou que a criança voltasse para a mãe.

Audiência com mãe que perdeu guarda de bebê. Será realizada hoje pela Justiça de Jundiaí




O juiz Jefferson Barbin Torelli, da Vara da Infância e Juventude de Jundiaí, no interior de São Paulo, marcou para esta quinta-feira (18), às 16h, a primeira audiência de conciliação do processo que trata da guarda de uma menina de um ano e dois meses arrancada na segunda-feira (15) dos braços da mãe por guardas civis municipais que atenderam a uma determinação judicial.

De acordo com o juiz, a mãe da criança constituiu
advogado e informou endereço à Justiça. A audiência também terá participação
de um promotor. Caso haja acordo, a audiência pode determinar o fim do processo. A decisão de levar a criança para um abrigo foi tomada depois de uma denúncia anônima. A mãe usaria a criança para pedir esmolas no centro da cidade.


Embora tenha se negado a falar sobre o processo, que corre em segredo de justiça, o juiz afirmou que, em tese, caso não haja acordo, o caso será avaliado por peritos para saber se a mãe tem condições de manter a criança sob sua guarda.
Autor da ordem para que a criança fosse levada a um abrigo, o juiz comentou também apenas em tese a forma como a menina foi tirada dos braços da mãe. "Toda vez que o juiz expede uma ordem , espera-se que o funcionário que vai cumpri-la o faça dentro da legalidade", afirmou. O desespero da mãe e da criança foi registrado em vídeo. As imagens mostram a menina sendo puxada dentro da delegacia por uma guarda, que a levou no banco da frente de um carro da prefeitura até um abrigo. A mãe nega que uso da filha para esmolas.

“Eu estava lendo sorte, lendo mão. Aí me pegou, colocou dentro do carro e trouxe na viatura”, disse Dervana Dias, que teve a filha levada.

Segundo a psicóloga Carin Piacentini, que trabalha no abrigo onde está a menina, a separação de mãe e filha foi muito violenta, e haveria outras opções menos traumáticas. “Por exemplo, trazendo essa mãe ao abrigo, fazendo com que ela visitasse a casa, visse onde essa criança iria dormir, faria as refeições, iria brincar, para que ambas se tranqüilizassem e a mãe fosse embora um pouquinho mais calma, sabendo onde a filha ficaria”

Sônia Chebel, mestre em pedagogia, acredita que o ideal seria encontrar maneiras de unir mãe e filha. "Por que não deixar que esse laço afetivo com a mãe continue? Por que não achar uma saída em que essa convivência seja possível? Essa mãe precisa ser acolhida também."

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Jundiaí vai decidir se a Dervana tem condições de criar a menina. Ela e outra cigana, ambas de Jacutinga, em Minas Gerais, prestaram depoimento e foram liberadas. A outra mulher não teve a filha apreendida e saiu da delegacia acompanhada da garota. De acordo com o juiz, o bebê estava exposto a risco, submetido a vexame. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente disse que a cena que mostra a separação de mãe e filha é forte, mas não havia outro jeito de pegar a criança. “Dentro das condições reunidas no momento não tinha outra forma senão aquela, tentar conter a emoção da mãe e tentar da mesma forma cumprir a denominação municipal”, disse Solange Giotto. Ela descarta um possível trauma. “Tudo isso vai se resolver de acordo com o tratamento que a criança vai ter durante a vida, os traumas são dissolvidos ao longo da vida desde que haja muito amor e que essa criança seja acolhida onde ela estiver, seja no abrigo ou no colo da mãe.” O comando da Guarda Municipal justificou a ação dizendo que naquele momento foi necessário agir com rigor para cumprir a lei e preservar os direitos do bebê.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Uneb abre seleção para portadores de diploma no interior do estado

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está oferecendo mais uma oportunidade de ingresso em alguns cursos de graduação da instituição no primeiro semestre deste ano. Até a próxima sexta-feira (19), a Uneb inscreve gratuitamente em oito departamentos do interior para o preenchimento de vagas destinadas a portadores de diploma. Os interessados devem estar munidos, no ato da inscrição, de todos os documentos requisitados no edital do processo seletivo. Estão sendo ofertadas 186 vagas, distribuídas nos campi da universidade em Caetité, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Itaberaba, Seabra, Teixeira de Freitas e Xique-Xique. Os cursos oferecidos são bacharelado em Turismo e as licenciaturas em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Letras com habilitação em Língua Inglesa, Pedagogia, História e Matemática. A seleção consiste em prova escrita, que será aplicada no dia 29 deste mês. O resultado final será divulgado em 6 de abril. Mais informações no site da Uneb.

BAHIA:Consumidor deverá ter acesso às informações sobre crédito


Projeto de lei apresentado pelo deputado Sérgio Passos (PSDB) obriga as instituições comerciais, financeiras, bancos e agências de crédito a fornecer por escrito os motivos de indeferimento de crédito ao consumidor. Segundo ele, a medida visa a assegurar aos cidadãos o livre acesso à informação, especialmente relacionada à recusa de crédito, ou recusa de títulos de crédito, tais como notas promissórias e cheques. Sérgio Passos argumentou ainda que a proposição está de acordo com a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que consagra o Código de Defesa do Consumidor. Em seu artigo 43, lembrou o parlamentar, a lei estabelece que "o consumidor terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes". "Embora a abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deva ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele, e que informações negativas superiores a cinco anos não devam constar nela, infelizmente não é o que se verifica atualmente", observou Sérgio Passos na justificativa do documento. De acordo com o parlamentar, por diversas vezes, os consumidores são incluídos de forma indevida nos cadastros restritivos, passam por constrangimento, e sequer têm como se defender deste abuso. "Na maioria das vezes, a empresa que lhe nega o crédito se recusa a atestar a inclusão, ou o motivo manifesto da negativa, deixando sem provas a parte hipossuficiente da relação de consumo", destacou o deputado. O projeto establece multas de cem a dois milhões de Unidades Fiscal de Referência (Ufirs) para as empresas que se recusarem a fornecer as informações. "Se houver a obrigatoriedade da emissão de documento, conforme propõe-se aqui, o consumidor terá resguardado o direito a defender-se mediante ação judicial", concluiu ele. Informações do O Globo.

250 kg de pedras preciosas e semipreciosas são apreendidos em Juazeiro



Fotos feitas pela PRF mostra dinheiro e várias, objetos e pedras preciosas
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Delegacia de Senhor do Bonfim apreenderam na tarde desta terça-feira um carregamento de pedras preciosas e semi-preciosas, no Km 32 da BR 407, próximo a localidade de Juremal, município de Juazeiro.

A apreensão ocorreu durante ronda no local. Os policiais perceberam uma pessoa e um veículo escondidos entre arbustos às margens da rodovia. Quando a viatura retornou, o suspeito fugiu deixando o veículo palio de placa JSP 9833/Salvador/BA. Ao vistoriarem o carro, os PRF's descobriram que o mesmo estava com um carregamento clandestino de pedras preciosas e semi-preciosas no estado bruto e algumas poucas já lapidadas. Foram encontrados no interior do veículo:

• 250 Kg de pedra bruta com enxertos verdes semelhante a esmeralda;
• 30 gramas de ouro;
• 48 pedras lapidadas de diversos tipos;
• 01 pedra lapidada semelhante a rubi de 28 gramas;
• R$ 10.000,00, em espécie;
• 90 euros, em espécie.

Suspeita-se que a mercadoria faça parte do comércio ilegal de pedras preciosas. O veículo, as mercadorias e o dinheiro foram encaminhados para a Polícia Federal de Juazeiro, para investigação.

Casal que fazia sexo em carro ligado dentro de garagem morre em Moscou

Eles foram intoxicados pelo monóxido de carbono, disse a polícia.Segundo a polícia, eles teriam ligado o motor para se aquecer.
Um casal russo que estava tendo relações sexuais dentro de um carro estacionado em uma minúscula garagem morreu de intoxicação por monóxido de carbono, informou a agência de notícias Interfax nesta terça-feira (16).
"Um homem e uma mulher voltaram para o seu Volkswagen para ter relações sexuais... Provavelmente os amantes ligaram o motor para se aquecerem", disse a Interfax, citando a polícia de Moscou.
Durante um momento de "proximidade íntima", no sul de Moscou, o casal inalou o gás e morreu, disse a polícia.
Muitos russos mantêm seus carros em garagens de ferro semelhantes a caixas próximas a suas casas.

quinta-feira, 11 de março de 2010

O Globo afronta o TSE e a inteligência do leitor


Ao insistir com o discurso panfletário, diariamente entoado como mantra pelos seus editoriais e reportagens encomendadas, de que a Ministra Dilma estaria fazendo campanha antecipada, O Jornal Globo além de tentar fazer prevalecer na marra suas interpretações das leis eleitorais a partir da velha tática da repetição da mentira até que se torne verdade, acaba também solapando as decisões recentes dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral.As representações apresentadas pela oposição, todas baseadas nesse wishful thinking de quem desconhece a legislação eleitoral ou porque gostaria de tumultuar o processo eleitoral, tem sido rechaçadas pelo TSE simplesmente pelo fato de que o entendimento que essas inaugurações não infringem a lei eleitoral, lei essa que foi aprovada pela base do governo FHC e aplaudida na época pela imprensa, que tinha a intenção de perpetuar seus sócios do PSDB no poder. Não há pedidos de votos, não há distribuição de material de propaganda eleitoral. A legislação eleitoral tem sido respeitada e as decisões do TSE não podem se basear em torcida mal disfarçada, e sim na legislação vigente.Infelizmente para aqueles que gostariam que seu candidato ganhasse por WO, não é possível impedir o governo de mostrar as suas realizações e de obter dividendos eleitorais de seus feitos, até porque é direito respeitado inclusive para os governadores do PSDB, que fingem que não fazem a mesma coisa e essa mídia carcomida finge que acredita.

Justiça nega bloqueio de contas da Bancoop


A Justiça de São Paulo negou nesta quinta-feira (11) o pedido de bloqueio das contas da Bancoop e não autorizou a quebra do sigilo bancário do ex-presidente da cooperativa, João Vaccari Neto, atual secretário de Finanças do PT.Os pedidos haviam sido feitos pelo promotor José Carlos Blat – que, sem base jurídica nem factual, tem usado a imprensa na tentativa de envolver o PT e seus integrantes no processo que investiga supostas irregularidades na na administração da Bancoop, uma cooperativa habitacional ligada ao Sindicato dos Bancários de São Paulo.Em seu despacho, o juiz questionou porque o pedido de bloqueio só veio agora, passados mais de três anos do início da investigação. Quanto à quebra de sigilo, determinou ao promotor aponte, nos autos, os indícios que o levaram a fazer tal solicitação.O juiz também negou o pedido de oitiva para ouvir Vaccari e outras pessoas. Segundo ele, para que eventualmente o inquérito chegue a essa fase, primeiro o promotor deverá prestar todos os esclarecimentos necessários.

domingo, 7 de março de 2010

OAB cancela segunda fase do exame de Ordem por suspeita de vazamento

Correção da prova havia sido suspensa por suspeita de vazamento.No total, 18,7 mil candidatos devem realizar novo exame em 11 de abril.


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou neste domingo (7) o cancelamento das provas da segunda fase do exame de Ordem, que habilita bacharéis de direito a exercerem a advocacia. A correção das provas havia sido suspensa na última terça (2) devido a suspeitas de vazamento de gabarito. O novo exame será realizado no dia 11 de abril.
Segundo as denúncias,
um candidato teria tido acesso à prova antes de sua aplicação, no dia 28 de fevereiro passado. O vazamento teria sido da prova prática de Direito Penal. O exame foi aplicado de forma unificada em todo o país. No total, 18,7 mil candidatos fizeram as provas em 155 locais. Em Osasco, cidade onde teria sido detectada a suposta fraude, 152 bacharéis foram aprovados para a segunda fase do exame.


A anulação é para preservar a imagem da Ordem, a credibilidade do exame e, sobretudo, também preservar a qualidade dos colegas que vão entrar na profissão"
“A anulação é para preservar a imagem da Ordem, a credibilidade do exame e, sobretudo, também preservar a qualidade dos colegas que vão entrar na profissão, disse Ophir Cavalcanti. “É muito mais seguro para todos que esse exame seja refeito.”

A prova cancelada neste domingo é a terceira de 2009 –todos os anos, a Ordem realiza três exames de hablitação de bacharéis. Segundo o presidente da instituição, a nova proiva deve custar entre R$ 400 mil e R$ 500 mil para ser realizada.

Folha Online lança versão para celular e inclui guia cultural

A Folha Online acaba de lançar seu aplicativo para celulares iPhone e smartphones. Além de ter acesso ao conteúdo de todas as editorias, com destaque para as últimas cinco notícias, o ranking das reportagens mais lidas e serviços como indicadores econômicos e loterias, o leitor também poderá consultar as listas de eventos culturais, bares e restaurantes no Guia da Folha.
"A versão é otimizada para iPhone, mas ela atende a outros smartphones também", explica Carlos Henrique de Figueiredo Ferreira, webmaster que desenvolveu a página para aparelhos inteligentes.
Para smartphones, a versão integral da página da Folha Online, com notícias e fotografias já está disponível. No entanto, os usuários de iPhone não conseguirão visualizar áudios e vídeos, já que por determinação da Apple, o iPhone não roda o programa Flash, necessário para o acesso a imagens em movimento.
As informações da Folha de S. Paulo.