quarta-feira, 15 de maio de 2013

Homem que viajava dos EUA ao Brasil chutando bola morre atropelado

Um americano que saiu de Seattle com destino a São Paulo morreu atropeladado, nesta terça-feira (14), em uma estrada na costa do Estado americano do Oregon. Ele cumpria o desafio de percorrer 16 mil quilômetros com uma bola de futebol nos pés e estava no acostamento quando foi atingido por uma caminhonete.


Richard Swanson, 42 anos, iniciou sua jornada no dia 1º de maio carregando apenas uma mochila nas costas. Por meio da página no Facebook "Breakaway Brazil", ele informava a sua rota até o Brasil e tinha a intenção de chegar ao país a tempo de assistir à aberturada Copa do Mundo de 2014. O americano promovia o projeto One World Futbol, que doa bolas de futebol a habitantes de países em desenvolvimento. Ele entrou em contato com algumas pessoas para acomodá-lo ao longo do caminho.

“Estamos profundamente entristecidos ao saber sobre a morte de Richard",declarou Lisa Tarver, chefe do projeto. "Ele era um homem muitoinspirador, que em um período de tempo muito curto marcou várias vidas. Nossos pensamentos estão com a sua família." De acordo com a polícia, ocondutor do veículo não foi indiciado. A bola foi encontrada nas proximidades do acidente.

Swanson deixa dois filhos, com idades entre 22 e 18 anos.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Enem já tem mais de 472 mil inscritos, segundo balanço do Inep

 Prazo termina em 27 de maio.



Neste primeiro dia, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 472.495 inscrições até as 18h30 desta segunda-feira (13), segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No ano passado, no primeiro dia de inscrições, até as 20h20, foram contabilizadas 512.029 inscrições.
"O sistema está funcionando muito bem, todos os testes foram feitos para que o estudante tenha muita tranquilidade neste período de inscrição. O estudante não precisa pressa, o sistema está respondendo bem", diz Costa, em entrevista à rede de comunicadores, programa interno da assessoria de imprensa do Ministério da Educação.
As inscrições foram abertas na manhã desta segunda-feira (13) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.













Dilma pede ajuda da Alemanha nas investigações da Comissão da Verdade

Dilma pede ajuda da Alemanha nas investigações da Comissão da Verdade

A presidente Dilma Rousseff fez, nesta segunda-feira (13), um pronunciamento oficia,l após encontro com o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, em que o elogiou "por sua história de defesa pessoal e democracia em prol da Alemanha unificada" e revelou que pediu a ele o acesso a eventuais arquivos na Alemanha que possam beneficiar os trabalhos da Comissão da Verdade no Brasil. Dilma lembrou que os laços entre os dois países transcendem o governo, que os encontros como o desta segunda-feira são os mais longos e que a Alemanha é a maior parceira comercial do país na União Europeia (UE). Segundo informações da Agência Estado, Dilma afirmou ainda ter manifestado o interesse de parcerias entre a recém-criada Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a instituição correspondente na Alemanha para a área de pesquisa e conhecimento.

Professor de Feira de Santana cria blog para estimular ensino de matemática


Segundo ele, por meio do seu blog (profcristianosantos.blogspot.com.br), conseguiu estabelecer um canal de aproximação com professores a partir de técnicas de ensino e de aprendizagem especiais

Reprodução/ Blog Professor Cristiano dos Santos

Foto: Reprodução/ Blog Professor Cristiano dos Santos



Estudantes da Escola Monsenhor Mário Pessoa, em Feira de Santana, comemoram nesta segunda-feira (13) o Dia da Matemática (6 de maio), com gincanas e jogos lúdicos. A ocasião, para o organizador do evento, professor Cristiano dos Santos, é propícia para estimular a interatividade entre os interessados em ensinar e em aprender.
 
Segundo ele, por meio do seu blog (profcristianosantos.blogspot.com.br), conseguiu estabelecer um canal de aproximação com professores a partir de técnicas de ensino e de aprendizagem especiais que buscam melhorar a qualidade do ensino. Aos estudantes, o docente reserva um espaço de estímulo para realizar os exercícios matemáticos de uma forma lúdica.
 
“A escola deve proporcionar aos alunos a oportunidade de interação e responsabilidade com o meio em que vivem. Medir, verificar formas e lidar com a prática gera uma visão de uma matemática mais gostosa e cheia de sabor. E você, que atividades marcaram sua vivência com matemática?”, desafia Cristiano.
 
Ele explica que trabalha a matemática voltada para uma proposta lúdica “sem perder de vista o conteúdo”, por meio da qual o estudante adquire a responsabilidade com o conhecimento e o gosto em aprender. “O resultado dessa experiência tem sido gratificante e vitorioso. Basta ver que nossos estudantes receberam medalhas e menções honrosas nas Olimpíadas de Matemática que têm participado”.
 
A estudante dasérie, Monique Duarte, 13 anos, aprova a metodologia de ensino do professor. “É muito bom. Por causa dele, eu comecei a me interessar por matemática. Eu não curtia muito, achava tudo complicado. Agora, estou estudando mais, me interessando, acertando os exercícios e tirando nota boa nas provas”.
 
Bolsa de estudo - Por meio do blog, o professor Cristiano realiza atividades estimulantes ligadas à matemática, como o ‘Torneio de Tabuada’. Para isso, criou apresentações em PowerPoint (tipo pps), projetadas com data show, por intermédio das quais os estudantes precisam respondê-las no tempo predeterminado
 
“Em 2012, fiquei muito contente com o resultado e com a demonstração de cálculo mental feita pelos finalistas. Para este ano, entrei em contato com uma escola de idiomas que manifestou interesse em patrocinar bolsa de estudo em idiomas ao vencedor”, disse.
 
Também no blog, é utilizado o tópico ‘Diário de Bordo’, “que surgiu da necessidade de se fazer um acompanhamento mais de perto das turmas e incentivar os estudantes à escrita e à reflexão dos temas abordados na sala de aula”, aponta o professor.
 
Sobre a importância de realizarem um momento de escuta dos alunos, ele afirma que, “Na maioria deles, percebo o entusiasmo e o quanto gostam das aulas. Porém, em alguns diários, vejo relatos de sono excessivo na segunda-feira, do quanto a aula foi chata ou de difícil compreensão”.
 
FONTE: acordacidade:

Médicos suspeitam que problema de Netinho foi ocasionado por uso de anabolizantes

Médicos suspeitam que problema de Netinho foi ocasionado por uso de anabolizantes
O cirurgião Jorge Bastos, que tratou do cantor Netinho durante seu período internado no Hospital Aliança, declarou ao Fantástico deste domingo (12) o que muita gente já suspeitava e comentava: as complicações na saúde do cantor Netinho foram causadas supostamente por uso de anabolizantes e remédios antienvelhecimento. "Os médicos começaram a suspeitar do uso de algum medicamento para estimular o crescimento muscular, que podem ser vários tipos de esteroides, hormônios do crescimento e, eventualmente, algumas substâncias para retardar o envelhecimento", afirmou. De acordo com Bastos, a suspeita surgiu após o cantor sofrer a primeira hemorragia, horas depois de uma biópsia. O cantor voltou a sentir fortes dores no corpo e foi novamente internado no dia 5 de maio. "Ele tinha uma lesão no músculo que não é comum, mesmo em corredores e atletas de ponta", diz o médico clínico que cuida da saúde do cantor há sete anos, Jackson Noya. A irmã do cantor, Claudia Andrade, revelou que ele apresentou uma melhora neste domingo. "Ele está se sentindo bem, já sorriu para nós. Estamos muito felizes", declarou. De acordo com o último boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês, onde Netinho está internado desde a última quinta-feira (9), ele continua na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas apresentou melhora clínica e laboratorial e respira sem a ajuda de aparelhos.