quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ataque de FHC contra Lula é "sonho dourado" do PT





O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso resolveu fazer aquilo que o pré- candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, não tem interesse no momento: atacar de frente o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, chamando-o de tosco e dizendo que a pré-candidata do PT, a ministra Dilma Roussef (Casa Civil), é um boneco nas mãos de Lula.

Na análise de Fernando Rodrigues, colunista do UOL e repórter da Folha em Brasília, essa atitude de Fernando Henrique era o "sonho dourado do PT". A estratégia petista, segundo ele, é polarizar com um grande tucano pois, na comparação dos dois governos, Lula e Dilma saem ganhando, já que a avaliação do atual governo é de cerca de 80%.



Fernando Henrique não está gagá, ele está simplesmente desesperado. No governo Lula foram gerados mais empregos, a economia cresceu mais, os juros caíram mais, a inflação foi mais controlada, o salário mínimo aumentou mais e a pobreza despencou.
Até as contas públicas estão muito melhores dentro dos critérios tucanos de ajuste fiscal , prova disso é que a dívida pública (récorde) de 56% do PIB é agora de 43% do PIB!!.
Restava a ele o auto engano de que Lula não enfrentou crises como ele enfrentou. Mas veio a maior crise desde 1929 e o país saiu dela melhor do que em todas as crises menores que levaram o país à falência durante seu governo. Então, sua última esperança de redenção: finalmente eleger o sucessor, mesmo que com oito anos de atraso começa a fazer água em todas as pesquisas!
A cada dia que passa, diminui a esperança de ter o legado garantido por um sucessor. Não há mais qualquer argumento que defenda seu governo. Não resta nada a fazer senão partir para o ataque pessoal. Diante da perpectiva de ter seu governo duramente atacado e comparado com o sucessor sem qualquer um que o defenda (ninguém quer se atrelar a ele), FHC partiu para o ataque. E no desespero deste ataque, rompe com a coisa mais básica que se espera de um ex-presidente: manter a dignidade que se espera do único que conhece as pressões e as mazelas do cargo.
Até Collor soube se recolher e tentar manter os cacos da imagem que deixará para a história. Democratas e Republicanos podem ser odiar, mas não vemos Bush com todo o seu despreparo falar nada contra Obama. Da mesma forma não vimos Bill Clinton contra Bush, mesmo após este ter ganho sob acusações de fraude!.E assim, Fernando Henrique Cardoso, que poderia ser um dos maiores presidentes que o país já teve, segue para se tornar uma nota de rodapé nos livros de história. Tudo isso vítima de sua própria vaidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário