domingo, 23 de maio de 2010

Processo de anistia de Glauber Rocha será julgado em Salvador


Na próxima quarta-feira (26), às 15h no Teatro Vila Velha, a Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Julgará o processo do cineasta Glauber Rocha.
O ato simbólico trata de uma política pública de educação em Direitos Humanos, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a memória política brasileira, em especial do período da ditadura militar. Na cerimônia também será anunciado se a família do cineasta terá direito a indenização. No julgamento, a família receberá o perdão oficial do Estado, concluindo seu processo de anistia política,
Glauber Rocha - Natural Vitória da Conquista, Glauber é um dos mais importantes cineastas brasileiros, sendo o grande nome do cinema novo, movimento iniciado no começo dos anos 60. No Brasil, tem-se registrado a censura de 444 obras de importantes diretores brasileiros de várias tendências e expressões, em uma lista que incluiu nomes como Cacá Diegues, Leon Hirszman, Arnaldo Jabor, Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro, Hector Babenco, Ruy Guerra, José Mojica Marins, Rogério Sganzerla entre outros.

Os filmes censurados de Glauber foram: “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”, “Historia do Brasil”, “Cabeças cortadas”, “Di Cavalcanti”, “Idade da Terra”, “Maranhão 66”, “Câncer”, “Claro” e “Pátio”.

Entre os artistas que já receberam a Anistia Política no país pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça estão José Celso Martinez Corrêa, Sérgio Jaguaribe (Jaguar), Ziraldo, Heleni Guariba e Norma Bengell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário