quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sistema biométrico será experimentado no próximo sábado



O sistema de identificação biométrica do eleitor será utilizado em duas cidades paraibanas no dia da eleição, 3 de outubro, em Pedras de Fogo e Cabedelo.
Na Paraíba, Pedras de Fogo foi o município escolhido para experimentar a votação simulada, onde está sediada a 44ª Zona Eleitoral.
A votação simulada acontecerá no próximo sábado (21), das 10 às 17 horas, quando parte do eleitorado, recadastrado no sistema biométrico e apto a votar, participará da simulação que acontece simultaneamente em outros municípios do país.
Os servidores dos cartórios eleitorais envolvidos, e alguns convocados extraordinariamente, atuarão como mesários. A intenção é testar os sistemas informatizados da eleição, além de verificar a adaptação, tanto dos mesários quanto dos eleitores, ao novo sistema de identificação.
O presidente, em exercício, do TRE-PB, desembargador Manoel Soares Monteiro, e membros da Corte Eleitoral, acompanharão à solenidade de abertura em Pedras de fogo.
A votação será realizada em cinco seções eleitorais instaladas na Escola Municipal Valdeci Cavalcanti de Araújo Pereira, situada na Rua Luciano Freire de Medeiros, nº 58, Centro.
Cerca de mil e trezentos eleitores que votam nas seções 11ª, 14ª, 16ª, 18ª e 42ª, foram convidados para participar da votação simulada.O juiz Willian de Souza Fragoso, responsável pela 44ª Zona Eleitoral, acompanhará toda a votação.
Na Paraíba, o sistema de identificação biométrica vai envolver 48.152 eleitores, nas Eleições 2010, dos quais 31.079 pertencem ao município de Cabedelo, e 17.075 a Pedras de Fogo.A identificação biométrica do eleitor é mais um sistema implantado pela Justiça Eleitoral com vistas a garantir a segurança do voto.
No próximo 03 de outubro, 60 municípios do País estarão utilizando o sistema biométrico de votação.
Com o sistema de identificação biométrica, a possibilidade de uma pessoa votar por outra é inexistente.
A expectativa da Justiça Eleitoral é de que, em dez anos, todos os municípios brasileiros tenham urnas biométricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário