terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jornalista é ameaçado e acusado de crimes em ataque virtual


O jornalista Rubens Coutinho, editor do tudorondonia.com, vem recebendo uma série de e-mails com ameaças de morte e agressão, além de ter sido acusado, em um blog que considera “pirata”, de pedofilia contra quatro crianças. Nesta sexta-feira (19/02), o jornalista deve se encontrar com a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, do Ministério Público de Rondônia, que irá investigar o ataque virtual.
Coutinho diz que passou a receber os e-mails com ameaças desde que publicou matérias criticando a gestão do senador Acir Gurgacz (PDT) e Cleomar Eustáquio, apontado como “marketeiro” do político. Antes disso, diz ter sido procurado por um suposto emissário do senador, que teria pedido, sutilmente, que o jornalista deixasse de publicar informações contra o parlamentar.
Jornalista descarta envolvimento de políticoCoutinho, porém, ressalta que não desconfia de Gurgacz. “Não acuso ele, não tenho ele como suspeito. Ele não perderia o tempo com uma mesquinharia dessas. Deve ter sido alguém que tomou as dores por ele ou até alguém do meio jornalístico que queira me difamar”, afirmou.
Só na última quarta-feira (17/02), Coutinho recebeu seis e-mails com ameaças fortes, que falam de agressão física e morte. O blog, de um suposto Antonio Zacarias, acusa o jornalista de pedofilia e chega a citar a Polícia Federal como fonte, mas a página não possui e-mail ou fale conosco para contato.
“Estão tentando me desmoralizar, porque tenho um site independente e combativo. Temo pela minha vida, mas não vou deixar de trabalhar”, afirma o jornalista, que ressaltou que tem mais de 30 processos por seu trabalho jornalístico.
Senador nega participação no casoPor meio de nota enviada ao jornalista, o senador negou que tenha qualquer envolvimento no caso e diz que preza pela imprensa livre. “As notícias veiculadas no seu site de web jornalismo não me desagradam. Sou totalmente a favor da imprensa livre. A população de Rondônia, de Brasil ou de qualquer canto do mundo, precisa ter acesso à informação, à verdade. A democracia depende da veiculação livre de informação produzida com consciência, compromisso, responsabilidade e transparência – elementos fundamentais para uma política mais honesta”, diz o texto.
A assessoria de imprensa de Gurgacz também negou que Cleomar Eustáquio seja “marketeiro” do senador e que algum emissário do político tenha procurado o jornalista para inibir a publicação de matérias sobre o parlamentar.

Um comentário:

  1. Ameaças são atitudes covardes, ainda mais no formato narrado pelo profissional. Porém, não atingem somente jornalistas, infelizmente pupulam na sociedade como armas de intimidação geral. Uma questão de caráter. Muito ruim, por sinal.

    ResponderExcluir